O que são Leads e o Funil de Vendas?
Lead é um cliente em potencial.
Toda pessoa que demonstra algum interesse no seu produto ou serviço e que fornece dados de contato para a sua empresa.
Quando um Lead faz um primeiro contato deixando seu dados há um caminho a ser percorrido até o “Funil de Vendas”.
Quais as etapas do Funil de Vendas?
Prospecção
Aqui é o primeiro contato que seu cliente terá com a empresa. É o topo do seu funil, onde o volume de negócios são maiores, mas que também onde muitos contatos são perdidos.
Qualificação
Esse é o momento em que o vendedor qualifica se realmente o cliente tem a necessidade e se o seu produto ou serviço atende a essa necessidade ou se há outro produto ou serviço mais adequado.
Apresentação
Nesse momento o vendedor especifica como a sua solução vai ajudar o cliente, as características, vantagens e valor do investimento do produto ou serviço.
Negociação
Aqui o cliente está avaliando a sua proposta e muito provavelmente comparando com a concorrência.
Esse é o momento em que o funil está ficando cada vez menor e você ou sua equipe precisam de muita dedicação, pois já foi trabalhado muito até o cliente chegar aqui.
Além de negociar valores, o cliente vai querer tirar todas as dúvidas, pois chegou o momento de decidir e ele precisa confiar em você, na sua empresa e no produto ou serviço oferecido.
Procure ser um conselheiro e não empurrar uma venda. Seja empático.
Fechamento
Após a afirmação do cliente é necessário firmar o compromisso para sua empresa realizar o serviço.
Essa confirmação em vendas simples, geralmente é o pagamento do produto ou serviço. Em vendas complexas pode ser um contrato assinado ou o cliente enviar o pedido de compra.
Colocar em prática essas etapas garante uma visão realista de como anda cada etapa do seu negócio, em quais delas você precisa se aperfeiçoar ou investir mais tempo e esforços.
APUBLIC COMUNICAÇÃO
Albertino S. Neto
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